O Papel da Inclusão Digital na Gestão Escolar
Muito se fala da inclusão digital, da disposição de computadores, do acesso à internet e da aprendizagem da técnica de uso destes nas escolas, como se só isso, fosse suficiente para integração dos alunos ao mundo globalizado, à era da informação e do conhecimento. Esta disponibilidade de acesso é só a base para construção do conhecimento, interligando diferentes realidades e espaços, identificando semelhanças e diferenças, refletindo e atuando, desenvolvendo o senso crítico, a autonomia e o comprometimento com bem comum essenciais para construção da sociedade da informação democrática e includente.
A sociedade em rede
em que vivemos faz da escola um micro ponto desta. A gestão escolar tem a incumbência
de fazer do espaço escolar um ponto de conexão, não só com a comunidade local,
mas com o mundo. As tecnologias de informação e comunicação devem estar
disponíveis, acessíveis e utilizadas com responsabilidade e criticidade para o
desenvolvimento da formação integral favorecendo o trabalho docente e
dinamizando o processo de ensino aprendizagem. De acordo com Castells:
[...] difundir a
Internet ou colocar mais computadores nas escolas, por si só, não constituem
necessariamente grandes mudanças sociais. Isso depende de onde, por quem e para
quê são usadas as tecnologias de comunicação e informação. O que nós sabemos é
que esse paradigma tecnológico tem capacidades de performance superiores em
relação aos anteriores sistemas tecnológicos. Mas para saber utilizá-lo no
melhor do seu potencial, e de acordo com os projectos e as decisões de cada
sociedade, precisamos de conhecer a dinâmica, os constrangimentos e as
possibilidades desta nova estrutura social que lhe está associada: a sociedade
em rede. (CASTELLS, 2005, p.19)
Henry Jenkins (2008,
p. 50) destaca que enquanto o foco permanecer no acesso, a reforma permanecerá
concentrada nas tecnologias; assim que começarmos a falar em participação, a
ênfase se deslocará para os protocolos e práticas culturais.
A
informação, a comunicação, enfim a interação da comunidade escolar em rede é um
grande desafio para equipe gestora que deve abrir os canais de comunicação
on-line como blogs, perfil nas redes sociais, e-mail e mensagens, mantendo-os
atualizados, coletando opiniões e sugestões, dando feedback, promovendo a
participação de todos, contribuindo para gestão democrática.
Cabe
a gestão escolar oferecer espaço virtual interativo para construção coletiva,
pois de acordo com Paulo Roberto Montanaro a sociedade em rede não é
simplesmente um emaranhado de pessoas penduradas por meio da tecnologia, onde
elas se conectam, conversam umas com as outras, batem papo ou tem acesso a um
universo de informações de todos os tipos. Este espaço virtual precisa estar a
serviço do conhecimento da realidade, da
compreensão e intervenção desta, buscando recursos para transformá-la.
Paulo
Roberto Montanaro destaca que a inclusão digital não deve abordar somente a
questão tecnológica, mas principalmente as questões políticas, sociais e educativas.
Estar incluído digitalmente, não é só poder e saber usar as tecnologias de
informação e comunicação é preciso muito mais, o acesso à educação é primordial
para que a inclusão digital seja realmente alcançada. Montanaro afirma:
A
inclusão digital se dá, portanto, não com o acesso à tecnologia pura, mas sim
como parte de um processo de inclusão social. O uso das tecnologias deve
buscar, antes de tudo, um avanço no bem-estar de todo um grupo social,
favorecendo sua cultura, suas necessidades e suas particularidades. Somente
desta forma a massa excluída estará, de fato, inserida neste ciberespaço. E o
papel de um gestor educacional é absolutamente central nesse processo,
assumindo a liderança no debate da comunidade escolar para que se encontrem
caminhos de se inserir as tecnologias digitais nos processos de ensino e
aprendizagem de forma contextualizada no projeto político-pedagógico.
(MONTANARO, 2014, p. 7)
Mercado L. P. (Org.)
Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 91-103, jan. 2009. Aborda as novas tecnologias
como propulsoras para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e
comportamentais favorecendo a formação da cidadania contribuindo para uma
melhor compreensão das questões globais e locais para novas formas de pensar e
fazer a educação, sendo a escola o espaço privilegiado para promover a
alfabetização midiática como parte do processo de ensino aprendizagem vinculada
ao projeto político pedagógico da escola visando o desenvolvimento integral em
suas dimensões cognitivas, sociais e afetivo-emocionais.
A reelaboração do
Projeto Político Pedagógico tem como objetivo não só abordar o uso das
tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, mas também
possibilitar a comunidade escolar a participação em rede, principalmente
àqueles que devido ao trabalho ou outros compromissos não possam comparecer
pessoalmente à escola nos encontros agendados.
A escola tem a
responsabilidade e ao mesmo tempo a oportunidade de propiciar aos seus alunos a
inclusão digital com o uso das tecnologias de informação e comunicação, assegurando
que a aprendizagem seja resultante de um processo educativo relevante para o
sujeito que aprende e para o seu desenvolvimento como ser humano e social,
promovendo sua participação na sua comunidade local e global, assumindo e
enfrentando o desafio de expandir a sociedade em rede.
Referências
CASTELLS,
Manuel; CARDOSO, Gustavo: A Sociedade em
Rede do conhecimento à acção política. In: Conferência. 4 e 5 de março de
2005. Centro Cultural de Belém. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005.
p. 434.
JENKINS,
Henry. Cultura da Convergência. 2ª ed.
São Paulo: Aleph, 2009.
MERCADO,
Luis Paulo. Integração de mídias nos
espaços de aprendizagem. Em Aberto, vol.: 22, Nº 79. Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep). Brasília, Jan. 2009.
Disponível em: www.oei.es/pdf2/em_aberto_vol_22_n_79.pdf. Acesso em 05/11/2014.
MONTANARO,
Paulo Roberto: A internet e a inclusão
digital - Material Didático das Oficinas Tecnológicas. Curso de Gestão
Escolar. 2014. p. 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário